quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Biblia!

A falta de "intimidade" com as Escrituras contribui em muito para a falta de entendimento do contexto das publicações (Livros, Revistas, Periódicos, etc.) que, em geral, recheiam seu conteúdo com citações aleatórias. A relação necessária entre o cristão e a sua Bíblia é deficiente e tem sido a possível causa desta "falta de perícia" (II Tm 2:15) do leitor com a sua "espada". É básico "aprender" a indentificar as abreviaturas comumente usadas para "mapear" os textos sagrados para que a leitura não se torne infrutífera. Desejamos que a "simplicidade" dos dados abaixo apresentados possam auxiliar no sentido de promover um melhor manuseio das Escrituras e de qualquer publicação abordando as mesmas.

Entendendo o Método

Para auxiliar de uma maneira simples e prática publicamos as seguintes orientações quanto às abreviaturas. Vejamos:

É comum o uso de abreviaturas para se referir aos índices e citações bíblicas. Geralmente os formatos convencionados seguem o padrão abaixo:

[:] Os "dois pontos" — Separam o capítulo dos versos;
[-] O "hífen" — Indica uma faixa contínua de versos;
[,] A "vírgula" — Indica uma seqüência não contínua de versos;
[;] O "ponto-e-vírgula" — Inicia um novo capítulo do mesmo livro, ou não, caso seguido de abreviação de outro Livro.

Exêmplos

Gn 3:1-15 — Gênesis, Capítulo 3, Versículos 1 a 15
Dn 9:25, 27; 11:3-43 — Daniel, Capítulo 9, Versículos 25 e 27 e Capítulo 11, Versículos 3 a 43
Mt 24-26 / Ap 1:1-8 — Mateus, Capítulos 24 a 26 e Apocalipse, Capítulo 1, Versículos 1 a 8
Rm 11:18 — Romanos, Capítulo 11, Versículo 18
II Ts 2:2-12 — Segunda Tessalonicenses, Capítulo 2, Versículos 2 a 12

Manuseio das Escrituras

Procure familiarizar-se com as páginas da Bíblia evitando o hábito de abrir algo tão importante para o crescimento espiritual somente durante as reuniões da Igreja. O devocional diário deve ser tratado como as principais refeições diárias [ Café da Manhã - Almoço - Janta ]. Essa atitude vai contribuir para o melhor manuseio das Escrituras.

As Escrituras podem ser tratados como um conjunto de "mapas". É necessário entender as "coordenadas" que o Espírito Santo revela com o propósito de orientar o caminhar diário do cristão. Tão essencial quanto memorizar versículos [ tê-lo em mente ], é saber onde se encontra e, com destreza, localizá-lo e aplicá-lo apropriadamente, sempre respeitando o contexto onde está inserido. Textos isolados não devem ser usados como pretexto para justificarem pontos de vista próprios. Atente para o conselho que foi dado a um jovem:

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." [II Tm 2:15].
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...