Um Elemento essencial na Intercessão é o espírito sacrificial.
-Vemos isso desmonstrado pelo apostolo Paulo, que estava disposto a ‘’ser amaldiçoado e separado de Cristo’’ ( Rm 9:3) porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.para salvação de seu povo,
-Moisés que jejuou e orou quarenta dias e noites por causa dos pecados de seu povo ( Dt 9;18,19) Prostrado estive perante o SENHOR, como dantes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira. Pois temia por causa da ira e do furor com que o SENHOR tanto estava irado contra vós outros para vos destruir; porém ainda esta vez o SENHOR me ouviu.
-Ester que declarou que para pela salvação e livramento do povo estava pronta a morrer (Es 4:16).
Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.
O Motivo principal de orarmos pelos perdidos não é convencer Deus de salvá-los, pois Ele ‘’não quer que ninguém pereça’’ ( 2 Pedro3:9) e enviou Jesus Cristo para morrer pelos pecadores de todo mundo (1 jo 2:2) e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. Mas em vez disso, a oração pelos perdidos tem a ver com batalaha espiritual- libertá-los da influência demoniaca para que sejam salvos. Um certo pastor disse que toda oração é uma batalha! Portanto, quando não estamos orando, Satanás perdendo, porque não tem obsolutamente nenhuma defesa contra a oração. Será que é por isso que Deus quer que ‘’Oremos continuamente’’( 1 Ts 5:17 ) Orai sem cessar. E que os apóstolos ‘’se dedicaram a Oração e ao minísterio da palavra’’ ( At 6:4) e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra?