"E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito" (1 Sm 12.23).
Samuel considera pecado não orar por aqueles que pedem oração, pois aquele que tem comunhão com DEUS, atem para que sinta o que DEUS sente, ou seja, o desejo de que todos sejam salvos e tenham paz em seu interior. O caminho mais perfeito é JESUS, só se chega a DEUS através DELE.
INTERCESSÃO significa pedir em favor de alguém, rogar por alguém ou situação. Significa ser INTERMEDIÁRIO ( INTROMETIDO) junto de DEUS.
O INTERCESSOR é aquele que ora com fé, até formar JESUS, através da oração, na pessoa por quem é levado pelo ESPÍRITO SANTO a ORAR:
Importante lembrar que PEDIR é uma coisa, INTERCEDER é outra. INTERCEDER é mais que pedir, pois nos colocamos entre a necessidade e o necessitado para ser com ele, sofrer com ele, rogar por ele, suplicar por ele.
O INTERCESSOR reconhece DEUS como : DOADOR
INTERCESSÃO é um ministério, ou seja, um SERVIÇO
A INTERCESSÃO sendo Ministério ( Serviço) tem a função de rogar em favor de algo, de alguém ou por uma situação.
O INTERCESSOR deve estar atento sempre, pois a pessoa necessitada, está envolvida com seus problemas, trazendo consigo tristeza, angústia, dor, medo, perturbação, ansiedade, etc.
A INTERCESSÃO sendo um Ministério (Serviço) ;e uma graça que recebemos de DEUS. Então é um Dom. Um DOM do ESPÍRITO SANTO.
Whitefield, implorava: "Se não queres dar-me almas, retira a minha!".