Tessalonicenses 5:17
“Orai sem cessar”
O apóstolo Paulo aconselha os cristãos a orar sem cessar, o que significa sem interrupção, sem suspensão, sem descansar. Então, põe-se a questão: como é possível estar a orar sem cessar?
Contexto bíblico
O próprio S. Paulo afirma que orava sem cessar pelos cristãos em Roma, de acordo com o texto de Romanos capítulo um: “Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós, pedindo sempre em minhas orações que, afinal, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião para ir ter convosco.” (Rm 1:9,10). O que Paulo está dizendo é que não deixa de mencionar os cristãos de Roma nas suas orações. Encontramos algo semelhante na sua primeira carta aos tessalonicenses, que diz: “…lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Ts 1:3) E na segunda carta consta: “Por isso nós, também, sem cessar damos graças a Deus.” (1 Ts 1:13). Isto quer dizer que de maneira alguma deixavam de lembrar-se da fé que eles manifestavam, e de modo nenhum cessavam de agradecer ao Senhor pela forma como tinham recebido a Palavra de Deus.
Por conseguinte, sem cessar significa ‘não omitir’ a oração, os cristãos, ou a gratidão, na ocasião apropriada para o facto. Dito doutra maneira seria: a vossa oração deve ser sem omissão na ocasião própria, no tempo determinado para o efeito.
O salmista faz confissão da sua prática constante na oração: “Sete vezes no dia te louvo pelas tuas justas ordenanças.” (Sl 119:164). Da mesma sorte os inimigos de Daniel confessam o seu costume na oração: “Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, e não tem feito caso de ti, ó rei, nem do interdito que assinaste; antes três vezes por dia faz a sua oração.” (Dn 6:13). O que notamos nestas experiências é a fidelidade no processo da oração pessoal.
"A boa pregação nasce da boa oração."
John Piper (1946)