sexta-feira, 7 de abril de 2017

Nem uma hora pudeste vigiar comigo.

“Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Mt 26.36-41 Versão ACR)

A você, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória para todo o sempre.

Na noite em que Jesus foi traído, Ele estava no Getsêmani com os seus discípulos. “Getsêmani” quer dizer: “prensa de azeite”. Jesus estava com os discípulos. Mas ao afastar-se para orar levou consigo somente Pedro, Tiago e João. Judas Iscariotes já não estava entre eles. Era uma hora difícil, singular. Todos os pecados da humanidade seriam colocados sobre Ele. Jesus estava numa agonia de espírito profunda. Eventos transcendentais estavam para ocorrer. A história da humanidade mudaria definitivamente. Jesus estava a ponto de se entregar para o Sacrifício dos sacrifícios. Jesus seria preso, açoitado, crucificado, morto, sepultado e prevaleceria sobre a morte.

E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? (Mt 26.40)

Os discípulos apresentam-nos dois tipos de sono e, quero aproveitar tal texto e traçar um paralelo com a igreja nos dias de hoje:


1) Sono da negligência: Enquanto Jesus agonizava em oração profunda, os discípulos, aqueles que seriam os futuros líderes e ícones da Igreja, estavam dormindo, em sono profundo. A maioria do povo de Deus não está acompanhando a vigilância e a oração que Deus mandou. 
Grande parte da Igreja está adormecida no momento mais importante da batalha. Quantas coisas deixam de ser conquistadas pelo fato do povo de Deus não orar.


2) Sono carnal: À semelhança dos discípulos, a fadiga, o cansaço, os afazeres da vida, enfim, a carne tem suplantado o espírito de maneira que a igreja não tem tido mais forças para orar, para passar noites em vigília. A igreja não tem priorizado a vida de oração. Por isso Paulo vai dizer: Desperta, ó tu que dormes. (Ef 5.14) – Por isso Jesus disse: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Mt 26.41)

Na Bíblia não vemos Jesus ensinando ninguém a pregar. Mas vemos Jesus ensinando a orar. Tanto é verdade que os discípulos, que constantemente o viam em oração, disseram: “Senhor, ensina-nos a orar”!

“Um cristão que não ora é como um fuzil sem munição em meio ao campo de batalha”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...