quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Livro de Atos indica que os homens de Deus oravam sem cessar!

O livro de Atos é o registro de homens e mulheres santos buscando a face do Senhor. Do princípio ao fim, conta como as orações moviam a Deus; quer no cenáculo, na prisão, em alguma casa secreta escondendo-se das autoridades, quer na casa de Simão, numa rua chamada Direita - eles oravam! Oravam de manhã e, às vezes, a noite toda - oravam sem cessar. Cornélio orava sempre. Pedro orava sobre os telhados, nos eirados. Na praia, no templo ou no deserto, eles invocavam o Senhor continuamente. Passavam horas e dias trancados com Deus, até que recebessem orientação amorosa, detalhada. Que detalhes Deus dava!
Ananias, que vivia dentro da esfera dos milagres, era um homem de Deus dado à oração. "Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor, em uma visão: Ananias! Ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. Disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo, pois ele está orando. Numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver" (Atos 9: 10-12).

Ouça as instruções pormenorizadas que Deus lhe deu: "Vai!" Ele indicou com precisão a casa, deu o nome do proprietário, indicou o homem por quem devia orar! Depois Deus disse: "Ele sabe que você está vindo. Sabe até seu nome. E sabe o que você fará quando entrar no quarto onde ele está, porque eu lhe disse tudo!" Por que o Senhor contou a este recém-convertido detalhes tão íntimos? Porque "ele está orando." Durante três dias Saulo jejuou e orou. Não era "Senhor, que podes Tu fazer por mim?" Mas, pelo contrário, "Senhor, que queres que eu faça?" A visão de Jesus consumia-o de tal modo que ele de pronto abandonou tudo ali mesmo, e se fez escravo do Senhor daquele momento em diante.

Tivesse Saulo sido salvo em nosso tempo, ele teria sido sugado para o nosso mundo de agitos com uma "blitz" da mídia, um livro sucesso de livraria, e convites para dar seu testemunho à igrejas por toda a parte.

Por que hoje tantos são salvos de modo miraculoso, exatamente como Saulo, mas diferente dele, logo mais estão vivendo em confusão não sabendo o que fazer? Deus disse a Saulo: "Agora levanta-te, e entra na cidade. Lá te será dito o que te convém fazer" (Atos 9:6). Deus estava dizendo: "Vá orar! Vá buscar a minha face e aprender a esperar em mim! Mostre-me que deseja mais de mim!" Não vieram instruções, não veio visão, enquanto não passou três dias em oração. Mas que coisa poderosa e milagrosa aconteceu durante a oração: Saulo veio a conhecer a voz de Deus, e a aprender a depender da Sua orientação. Embora apenas recém-nascido como cristão, ele já estava sendo claramente guiado por Deus. Saulo não necessitava de conselheiro ou de profeta para lhe mostrar o que fazer; não precisava de ninguém para lhe dar uma palavra de conhecimento, porque o Senhor lhe disse: "eu lhe mostrarei" (Atos 9:16).

Posso imaginar um pregador fundamentalista vindo para ver Saulo antes de Ananias chegar: ele o vê no chão, chorando, clamando: "Jesus, revela-Te em mim, não apenas para mim." O fundamentalista diria: "Irmão Saulo, você foi salvo de forma maravilhosa. Que mais você quer? Receba isso pela fé. Você está prestes a se tornar um fanático! Não sabe que as almas estão morrendo lá fora? Deus lhe chamou para evangelizar. Testemunhar é vontade de Deus, por isso vá depressa e ganhe o mundo para Jesus!" Saulo responde: "Irmão, não me moverei! Desculpe-me, por favor, mas estou esperando um homem chamado Ananias. Você é Ananias?" O fundamentalista fica impaciente. "Você está louco? Quem lhe disse que um homem assim assim está vindo? Quem disse que ele vai entrar aqui, impor as mãos e curar sua vista?" Saulo responde: "O Senhor me disse numa visão! Sei o nome do homem, e sei o que ele fará. Sei que serei curado."

Neste mesmo cenário, entraria um mestre carismático da prosperidade, e do sucesso. "Irmão Saulo, trouxe-lhe um exemplar autografado do meu último livro, 'Direitos da Aliança'. Estou aqui para dizer-lhe que Deus deseja que o novo Saulo prospere e goze sempre de boa saúde. Se aprender meus segredos para o sucesso e prosperidade, você não terá de chorar e sofrer como vem fazendo nestes últimos dias. Reivindique seus direitos! Você só precisa de fé! Você só precisa pedir!" A isto Saulo responde: "Lamento, irmão! O Senhor está me mostrando muitas coisas que devo sofrer por causa do Seu nome. Estou à espera de Ananias. Não posso reivindicar nada, fazer nada, ir à parte alguma até que ele venha e imponha suas mãos sobre mim. Deus me dirá o que fazer a seguir." O mestre responderia: "Mas você não passa de um bebê em Jesus! Tenho caminhado com Ele há muito tempo, e tenho conhecimento de revelação. Deixe que eu lhe ensine!" A resposta simples de Saulo é: "Eu só sei é que Ele me apareceu e conversou comigo!"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...