Na cidade de Temanggung, Indonésia, um grupo de muçulmanos atacaram três igrejas na semana passada após um cristão, que foi acusado de blasfêmia, receber uma sentença considerada inferior pelos muçulmanos. O cristão Antonius Bawengan foi condenado a cinco anos de prisão por distribuir folhetos evangélicos em outubro do ano passado.
Os manifestantes invadiram a sala do tribunal em manifestação de protesto.
Bawengan recebeu a pena máxima permitida pelas leis do país, mas para os extremistas muçulmanos não ficaram satisfeitos. Enfurecidos eles atacaram tanto o cristão quanto o juiz que proferiu a sentença.
Do lado de fora do tribunal, uma multidão de 1.500 pessoas gritavam que Bawengan deveria ter recebido a sentença de morte ou ser entregue ao público para ser linchado. Os manifestantes, jogando pedras, gritavam: “Mata, mata”. Janelas do tribunal foram quebradas e veículos foram incendiados.
A multidão enfurecida seguiu destruindo as janelas de casas e prédios vizinhos. A Igreja Betel também foi vitima da fúria da turba. Eles colocaram fogo no edifício que se alastrou de deixou uma área bastante danificada, inclusive o jardim de infância da igreja. Outra igreja incendiada foi a Igreja Pentecostal de Temanggung. O pastor Saldanha foi espancado, mas conseguiu fugir.
Os manifestantes só se dispersaram quando uma tropa de choque foi chamada e os enfrentou com gás lacrimogêneo.
Embora a vida de Bawengan tenha sido poupada pelo tribunal indonésio, ele continua sob grandes riscos dentro da prisão.
Ore pedindo que Deus proteja sua vida.
Fonte: Voz dos Mártires.