domingo, 1 de fevereiro de 2015

Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.

Lc 10: 1 e 2

1 Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir.

2 E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

O evangelista Lucas é conhecido como o “evangelista da oração”.

Em Lucas temos sobre a oração:

Ana ( a profetiza) adorando a Deus com jejuns e orações.

Jesus orando ao ser batizado;

Jesus orando no deserto;

Jesus orando sozinho;

Jesus orando antes de chamar os doze;

Jesus orando separadamente;

Jesus orando no monte da transfiguração;

Orando em gratidão ao Pai

< Jesus ensinando seus discípulos a orar;

A parábola do juiz iniquo e a viúva que insistia para que ele julgasse sua causa – ilustrando a oração.

A parábola do fariseu e o publicano;

A exortação a vigilância;

Jesus orando no Getsêmani .

Jesus orando na Cruz.

Somente Lucas registra que Jesus orou por Pedro, quando seria Pedro provado por Satanás.

E neste texto do Evangelho de Lucas, Jesus ensina que a oração é muito importante para a realização da obra missionária. A oração é fundamental na vocação, treinamento, envio e trabalho dos missionários. O seu ensino compara a necessidade da evangelização com uma seara (safra), porém a seara é maior do que o numero de trabalhadores que nela estão. Esse ensino de Jesus foi dado quando ele enviou setenta de seus seguidores para o precederem nas cidades onde haveria de passar. Diante desse envio de Jesus, ele faz a advertência de que há muito trabalho a ser feito, o evangelho precisa ser levado, mas há a necessidade de pessoas que levem esse evangelho.


O apóstolo Paulo também deixou claro a necessidade de que trabalhadores sejam enviados para pregar a palavra de Deus, fazendo o vinculo entre o evangelho e o que há de ser salvo.
Romanos 10.14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?

Quando Deus chama Isaías, o profeta para o exercício profético a pergunta do Senhor foi a seguinte: “ A quem enviarei e quem há de ir por nós?”(Is 6.8)

Estamos diante do desafio da grande evangelização de toda a terra, mas por outro lado vemos poucos se dispondo a servir a Deus até mesmo na igreja local. Pois, quando há necessidade de pastores, evangelistas , presbíteros, diáconos, pessoas para dirigir um ministério, uma sociedade interna, ou um grupo pequeno quase não encontramos pessoas com a resposta de Isaías: “ Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Sabendo dessa dificuldade que temos o Senhor Jesus já nos advertiu dizendo: Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.


Veremos três preciosas lições nesta mensagem:

1ª Lição: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.

Jesus faz uma relação entre o tamanho do campo de trabalho com a quantidade de obreiros. A seara ( safra) é grande ou imensa.

At. 1.8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

Jesus antes de subir ao céu falou aos seus discípulos da capacitação necessária para se realizar a sua obra, levando o seu evangelho, essa capacitação na vida da igreja é o batismo com o Espírito Santo , o qual está na igreja. Os discípulos receberam a incumbência de testemunhar em Jerusalém, era onde seus discípulos estavam, Judéia, era onde os necessitados estavam, Samaria, era uma região em Israel, inimiga dos de Jerusalém, Jesus os manda pregar a esses também, mas ele diz mais : “ até os confins da terra”. Jesus fala da dimensão da seara.

Geograficamente, ela começa em Jerusalém, onde estamos, e vai até os confins da terra. As dimensões da seara que nos está proposta são mundiais, engloba toda a criatura humana e alcança todas as nações da terra. Olhando desse ponto de vista, os trabalhadores são poucos. Não podemos nos contentar em cumprir parte apenas da missão que nos está proposta, sendo apenas testemunhas em Nova Aurora, mas devemos rogar ao Senhor da Seara que envie trabalhadores a Nova Aurora, mais crentes comprometidos, mais testemunhas vivas, mas oremos também que ele envie trabalhadores até os confins da terra.

2ª Lição: Deus envia trabalhadores a sua seara em resposta as orações do seu povo.

Vemos neste ponto o equilíbrio entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana. Deus é quem envia os obreiros. Ele chama, capacita e envia pessoas para o trabalho. Vemos o exemplo disso no chamado de Jeremias: Jr 1. 4-7

A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo:

5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

6 Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.

7 Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.

Vemos que foi Deus quem escolheu Jeremias, o chamou e o capacitou.

Em contrapartida , nós devemos orar. Um grande pregador inglês do Séc. XVIII (18) Spurgeon disse o seguinte: “ Sempre que Deus deseja realizar algo, ele convoca seu povo para orar”

Max Lucado, escritor contemporâneo: “Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas quando oramos, colhemos os frutos do trabalho de Deus”

Precisamos orar! Clamar ao Senhor que envie obreiros, lideres espirituais vocacionados por Ele.

Você sabe qual é a maior crise da igreja hoje? É a crise vocacional.

Existem muitas pessoas não convertidas trabalhando no serviço da igreja. Há muitos homens sem a vocação divina ocupando o pastorado ou liderando a igreja. Precisamos orar. Há muitos que se convertem, já no meio do serviço na igreja, no meio do pastorado, no meio do presbiterato, do diaconato ou em uma liderança. Esse não é o ideal de Deus, mas é que muitos convertidos tem fugido de exercer o ministério para o qual é chamado – essa é a crise, e diante da crise a igreja precisa se posicionar em oração – Michel Green disse: “A oração move a mão que move o mundo”.

E quando oramos, Deus envia trabalhadores, não críticos da igreja ou aproveitadores da igreja. O termo trabalhador quer dizer pessoas que se afadigam ou se esforçam no trabalho exaustivo.

Paulo escreve na 1 a carta aos Tessalonicenses cap 5. 12-13:

.12 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam;13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. “

O texto fala de trabalhadores na igreja, destacamos algumas palavras:” os que trabalham entre vós,”” , por causa do trabalho que realizam.

3ª Lição: A seara pertence a Deus

Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

Essas expressões indicam propriedade. As vidas que são salvas, as igrejas que são plantadas, os recursos que são ofertados pertencem ao Dono da seara: Deus. É preciso que tenhamos em mente essa verdade, a igreja pertence ao Senhor.

1 Pe 5. 1-3

1 Pedro


5.1 Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:

2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.


NVI - NVI – 1 Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: 2 pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir 3 Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.

Os presbíteros, bem como todos os obreiros do Senhor da seara devem tratar as pessoas, as quais são a seara de Deus com amor, não com domínio, pois a Seara (igreja) é do Senhor.

Paulo também ensinou na igreja de Éfeso (At 20.28):

Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.”

Muitas vezes vemos pessoas que tristemente se intitulam donos de ministérios e igrejas, esquecendo-se de que a seara é do Senhor.

Precisamos clamar ao Senhor, que envie trabalhadores que reconheçam que a igreja é do Senhor.

Conclusão:

No texto de hoje do Evangelho de Lucas, Jesus ensina que a oração é muito importante para a realização da obra missionária. A oração é fundamental na vocação, treinamento, envio e trabalho dos missionários. O seu ensino compara a necessidade da evangelização com uma seara (safra), porém a seara é maior do que o número de trabalhadores que nela estão.

Estamos diante do desafio da grande evangelização de toda a terra, mas por outro lado vemos poucos se dispondo a servir a Deus até mesmo na igreja local. Pois, quando há necessidade de pastores, evangelistas , presbíteros, diáconos, pessoas para dirigir um ministério, uma sociedade interna, ou um grupo pequeno quase não encontramos pessoas com a resposta de Isaías: “ Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Sabendo dessa dificuldade que temos o Senhor Jesus já nos advertiu dizendo: Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.


Nosso tema nessa mensagem foi: "orando pelo envio de trabalhadores",vimos três preciosas lições nesta mensagem:

1ª Lição: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.

2ª Lição: Deus envia trabalhadores a sua seara em resposta as orações do seu povo.

3ª Lição: A seara pertence a Deus

Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

Deus está a procura de pessoas que se disponham a orar pela sua obra nessa terra, você é essa pessoa?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...