segunda-feira, 24 de novembro de 2014

JEREMIAS INTERCEDE POR JUDA

O estado em que se encontrava a nação de Judá era triste. Os males causados pelo terrível rei Manassés ainda estavam vivos (Jr.15.4);
Mesmo diante da ousada tentativa do rei Josafá, que partiu em busca da restauração espiritual da nação. Nota-se, porém, que o povo havia tomado gosto pelo pecado (Jr.14.10);
Como se não bastasse, tinham se levantado falsos profetas que com suas mensagens fraudulentas enganavam o coração do povo levando-os cada vez mais, para longe de Deus (Jr.14.13-14).
 Diante desse caos que surge o profeta Jeremias, disposto a gastar todas as energias possíveis e imagináveis em busca do quebrantamento divino em favor de Judá.
Os motivos de Jeremias.
O profeta acabara de receber uma terrível notícia da parte de Deus. O Todo Poderoso estava resoluto em julgar com braço forte a nação de Judá (Jr.14.10; 15.3).
Os argumentos de Jeremias.
Confissão de pecados (tidos como a causa da calamidade). Há um reconhecimento do erro do povo por parte do profeta que suplica misericórdia ao Senhor (Jr.14.7; 14.20).
O pacto firmado com Abraão e Moisés. Jeremias se lembra da aliança entre Deus e os patriarcas (Jr.14.21). Ele estava tentando fazer com que Deus os ajudasse por auto-interesse, isto é, por causa do seu nome. “Por que serias como homem surpreendido, como poderoso que não pode livrar? Mas tu estás no meio de nós, ó Senhor, e nós somos chamados pelo teu nome; não nos desampares” (Jr.14.9). Sabemos que essa idéia é frágil, tendo em vista que não era Deus que estava pronto a romper sua aliança com a nação de Judá. Essa aliança tinha sido despedaçada pela própria nação, quanto a prática de sua idolatria, adultério e apostasia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...