quarta-feira, 5 de novembro de 2014

NIGÉRIA: Você não pode matar minha alma

703_johnpicJohn Yakubu não tem nada. Ele e sua família foram obrigados a fugir da aldeia de Attagara, no nordeste da Nigéria, depois de um ataque do grupo islâmico Boko Haram. Eles passaram a apenas sobreviver num campo de refugiados.
Terroristas do Boko Haram mataram, cruelmente, milhares de pessoas e destruíram a aldeia. Casas, empresas e igrejas foram incendiadas. O pior foi o sequestro de centenas de mulheres, incluindo mais de 200 meninas de uma escola em Chibok, com a intenção de criar um Estado islâmico no norte da Nigéria.
Os ataques contra Attagara foram bem planejados e realizados com a brutalidade típica do grupo Boko Haram. Mais de 100 militantes vestidos com uniformes militares invadiram a aldeia predominantemente cristã, logo que o culto de domingo começou. Os rebeldes abriram fogo contra os moradores e, munidos de seus facões, começaram a matança.
Sawaltha Wandala, 55, contou que quando chegava para o culto viu um militante jogando uma criança, aparentemente morta, dentro de uma vala. Por impulso, Wandala correu até a criança e viu que ela ainda estava viva. Ela tinha, aproximadamente, seis aninhos de idade.
Wandala pegou-a no colo e correu em direção ao hospital em busca de socorro. Foi quando cinco militantes a pararam e, arrancando a criança dos seus braços, cortaram-na em pedaços. Depois, eles começaram a agredir Wandala com pedaços de pau. Um dos agressores lançou-lhe uma pedra na cabeça deixando-a como morta, estendida no chão.
Não sobrou quase nada na vila, mas mesmo assim, dois dias depois, o grupo retornou terminando a destruição. Os militantes também atacaram outras aldeias do distrito de Gwoza.
Os moradores que sobreviveram, após enterrarem seus mortos, tiveram que sair a procura de um lugar para sobreviver. John Yakubu e sua família estão dentre os que fugiram pela fronteira para a vizinha República dos Camarões.
Por causa da fome avassaladora, John decidiu voltar para Attagara na tentativa de recuperar alguns de seus animais, esperando que ele pudesse vendê-los para sustentar sua família. Embora fosse perigoso, não havia escolha. Em casa, ele decidiu pegar outros pertences, incluindo a Bíblia da família.
John foi surpreendido por insurgentes do Boko Haram que o viram entrar em casa. John foi capturado. “Nós sabemos quem você é John”, os militantes disseram-lhe. “Você tem que se converter ao islamismo, ou então você terá uma morte dolorosa.”
John recusou a oferta. Eles amarraram seus pés e mãos numa árvore. Os agressores começaram a fazer cortes profundos nas mãos de John. Enquanto o sangue escorria, eles zombavam da sua fé: “Você pode se tornar um muçulmano agora?”
Aos berros, John afirmou: “Vocês podem matar meu corpo, mas não a minha alma!”
Eles continuaram a torturar John. Agora, os cortes eram nos pés e nas costas dele. Eles só paravam para perguntar se John queria negar a Jesus. Cheios de fúria, por causa da persistência de John, os militantes do Boko Haram usaram um machado, com toda violência, contra seu joelho a ponto de atingir o osso da perna. Usaram também uma faca para desferir golpes contra a sua cabeça.
John perdeu a consciência. Os terroristas o abandonaram para morrer. Após três dias, John foi resgatado e levado para um hospital em estado de coma.
No hospital, um colaborador da VdM conheceu John e lhe perguntou qual era o sentimento dele a respeito de seus agressores. John, responde: “Eu perdoei os militantes islâmicos porque eles não sabem o que estão fazendo.”
Relatórios apontam que militantes do Boko Haram mataram três mil pessoas só este ano, e ataques continuam com uma frequência alarmante, deixando muitos feridos graves.
A VdM está ajudando mais de 30 pessoas que ficaram gravemente feridas nos ataques do distrito de Gwoza, além de prestar assistência aos refugiados.

Interceda pelos cristãos perseguidos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...