quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Requisitos para que uma oração seja eficaz

1) Nossas orações não serão atendidas se não tivermos fé genuína, verdadeira

Marcos 11:24
"Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.";

Marcos 9:23
"Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.";

Hebreus 10:22
"aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.",

Tiago 1:17
"Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.";

Tiago 5:15
"E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados."

2) Nossas orações devem ser feitas em nome de Jesus, ou seja, devem estar em harmonia com a pessoa, caráter e vontade de nosso Senhor


João 14:13-14
"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei."

3) A nossa oração deve ser feita segundo a vontade de Deus que muitas vezes nos é revelada pela sua palavra, que por sua vez deve ser lida com oração

Efésios 6:17-18
"Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos"

1 João 5:14
"E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.",

Mateus 6:10
"venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;"

Lucas 11:2
"Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;"

Mateus 26:42
"Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade."

4) Devemos andar segundo a vontade de Deus, amá-lo e agradá-lo para que Ele atenda as nossas orações

Mateus 6:33
"buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

1 João 3:22
"e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável."

João 15:7
"Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito."

Tiago 5:16-18
"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

Salmos 66:18
"Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido."

Provérbios 15:8
"O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento."

5) Finalmente, para uma oração eficaz, precisamos ser perseverantes


Mateus 7:7-8
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á."

Colossenses 4:2
"Perseverai na oração, vigiando com ações de graças."

1 Tessalonicenses 5:17
"Orai sem cessar."

Salmos 40:1
"Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro."

Em princípio, aquele que crê em Deus deve orar em todo o tempo.


1 Tessalonicenses 5:17
"Orai sem cessar."

Efésios 6:18
"com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos"

É um estado permanente de comunhão com Deus, onde o seu pensar está ligado as coisas que são do alto.

Colossenses 3:2
"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;"

É uma condição que não dá lugar para ser atingido pelos dardos inflamados do inimigo, pois seu espírito está sempre alerta, através da oração. É necessário, no entanto, ter momentos específicos de oração pela manhã, à tarde ou à noite, como fez o nosso Senhor Jesus. Orações públicas, como as que se fazem nos cultos, são também uma prática bíblica, desde que não repitam o formalismo, a exterioridade e a hipocrisia dos fariseus. O Senhor Jesus mesmo, por diversas vezes, orou publicamente:

João 11:41-42
"Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste."

O lugar onde se mede a intensidade da comunhão do crente com Deus é no seu "lugar secreto", onde esta a sós com o Ele.


Mateus 6:6
"Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará."

É ali, sozinho, com as portas fechadas para as coisas que o cercam e abertas para o Senhor, que ele de fato revela se a oração é para si mera formalidade ou meio que o conduz à presença de Deus para um diálogo íntimo, pessoal e restaurador com Aquele que deseja estar lado a lado com seus filhos.

Entenda que: "A menos que exista tal lugar, a oração pessoal não se manterá por muito tempo nem de maneira persistente".

A oração do crente não tem como propósito atrair a atenção dos homens, mas é o meio por excelência de seu encontro pessoal com Deus, para que cresçamos em fé e vivamos uma vida cheia do Espírito Santo, guardando-nos do maligno. Jesus é o Senhor.

Espero que tenha compreendido a importância da oração para sua vida e que tenha visto em Jesus o maior exemplo. Jesus, sendo Deus, tomou a forma de homem, abdicou o direito de agir sobrenaturalmente e mostrou-nos que é perfeitamente possível para um homem ser amigo íntimo de Deus e ter total comunhão com Ele.

Não deixe de orar agora, coloque tudo que está em seu coração diante de Deus e converse com Ele.

Que Deus o abençoe poderosamente, em nome de Jesus, amém!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...