quarta-feira, 8 de julho de 2015

O PODER DA INTERCESSÃO - ESTUDO BIBLICO

A prática intercessória pelo cristão não deve ser ou vista apenas como uma obrigação, mas como uma necessidade íntima a nossas vidas. Quando praticamos constantemente a intercessão, além de intensificarmos nosso relacionamento com Deus, cumprimos parte do mandamento do Senhor de 'amarmos o nosso próximo como a nós mesmos', pois deixamos momentâneamente de lado nossas necessidades para suplicar em favor de nosso povo. Precisamos interceder por nossa nação todos os dias, para que Deus, venha intervir com o verdadeiro avivamento a nossas vidas e salvação dos perdidos e também dos povos não evangelizados.

Este estudo tem a finalidade de preparar o grupo para o próximo combate do grupo em prol das almas.

O QUE É INTERCESSÃO

A intercessão pode ser definida como uma oração contrita e reverente com fé e perseverança, onde o crente súplica à Deus em favor de outra pessoa, de pessoas que necessitam de intervenção Divina de forma urgente ou por um povo ou nação. Podemos encontrar na Bíblia inúmeros exemplos de pessoas que intercederam por outros, temos o exemplo de Jesus que intercedeu pelos quais Ele viria buscar e salvar, Lc. 19. 10. Da mesma forma, o próprio Espírito Santo intercede por nós, Rm. 8. 26.

Todo cristão, deve colocar-se diante de Deus em intercessão em prol de seu próximo, Cl. 4. 2-3; só assim, iremos desfrutar da vontade de Deus em nossas vidas, pois a vontade dEle é que vivamos em ajuda ao nosso próximo e nossa nação, e também que vivamos em constante clamor para que, a semelhança de Móises que intercedeu pelo povo para que Deus tivesse compaixão de Israel, Nm. 14. 13-19; clamarmos o perdão e compaixão de Deus por nós mesmos e por nosso próximo.

UMA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA SÓ É EFICAZ quando não é egoísta: Não adianta o cristão interceder apenas por si mesmo, pois, se Cristo intercedeu por nós na cruz, e o Espírito Santo intercede por nós, devemos interceder por nosso próximo afim de praticarmos uma intercessão verdadeiramente e eficaz. Ex. 32. 32. É importante também ressaltar que, o amor ao próximo não deve resumir-se apenas a intercessão, pois uma fé que não é acompanhada de obras de amor ela é morta, como vemos em Tg. 2. 17. A intercessão só é de fato uma intercessão verdadeira e eficaz diante de Deus, , quando a verdadeira religião é cumprida através de uma fé viva em cuidado com os menos favorecidos, orfãos e viúvas, Tg. 1. 27.

JEREMIAS INTERCEDE POR JUDÁ

Mesmo que o povo de Deus o rejeite através de suas más obras e endurecimento de coração, sempre haverá um remanescente disposto a interceder à Deus pela restauração de um povo ou por alguém, Rm. 9. 27; e assim o fez Jeremias, pois ele sabia que o Deus de toda criação poderia ser misericordioso com seu povo.

COMO DISSE JESUS, 'NOSSA JUSTIÇA DEVE EXCEDER A JUSTIÇA DOS HOMENS' Mt. 5. 20; e sendo assim, nossa intercessão não deve jamais ser apenas por pessoas boas ou por nós mesmos, devemos interceder por bons e maus, por nossos irmãos e pelos que se fazem nossos inimigos, Mt. 5. 43. Não devemos desistir de clamar, de interceder por nosso próximo nem por nós mesmos afim de que Deus possa compadecer-se de nossas fraquezas, mesmo quando a apostasia torna-se algo comum para alguns, Jr. 14. 8.

Mesmo sendo Deus eternamente miséricordioso, em alguns momentos quando seu povo não ouve e guarda seus mendamentos, a misericórdia dEle cessa, pelo fato de que é impossível Deus agir em um coração duro e rebelado contra Ele, um coração que não dá espaço para a ação de Deus, Jr. 15. 1-2; este quadro pode ser alterado apenas quando o crente persevera em interceder à Deus para que Ele volte atráz em sua decisão de ignorar seu povo por conta de sua rebeldia, Nm. 14. 13-19.

Um coração duro é o que impossibilita Deus de responder e restaurar seu povo, Deus dotou o homem de livre arbítrio, porém, sem que o homem deixe Deus agir em seu coração, Deus não pode restaurar a sorte de um povo, Ez. 39. 23. Deus pode gerar o arrependimento no coração do homem, mas é o homem quem toma a decisão de deixar, permitir que Deus trabalhe em seu coração. Apenas quando um povo ouve a voz de Deus, reconhece seus atos errados, aceita a correção e guarda seus mandamentos é que Ele pode restaurar sua sorte.

POR QUE DEVEMOS INTERCEDER

Como já mencionamos, a intercessão não deve ser a única expressão do amor ao próximo, devemos também praticarmos o amor por verdadeiras obras de amor, sempre entendendo que a bíblia recomenda taxativamente: "Orai uns pelos outros..." Tg. 5. 16; e isso sempre acompanhado por unidade e companheirismo como visto no contexto do capítulo cinco da carta do apóstolo Tiago. Apenas um amor não fingido, Rm. 12. 9, e que alegra-se uns com os outros, Rm. 12. 15 possibilitará uma intercessão sincera e verdadeira que irá tocar o coração de Deus.

Por toda a Bíblia seremos sempre compelidos a interceder, nosso País vive um momento de muita dificuldade para a fé cristã. O relativismo de assuntos que envolvem moralidade, o liberalismo teológico, desvalorização das coisas espirituais por alguns que trocam o Céu por coisas materiais desta vida, nos alerta e nos desperta para clamarmos e intercedermos dia e noite pela restauração de nossa nação, não com um avivamento que promove homens que em nada vivem o Evangelho, mas o avivamento que muda o caráter do homem, que vai muito mais além da religiosidade, um avivamento que transforme o interior das pessoas.

CONCLUSÃO

Intercessores precisamos com urgência intercedermos e clamarmos junto à Deus por nossa nação, família, amigos, irmãos e por nós mesmos. A semelhança de Jeremias, precisamos clamar ao Senhor para que nossa nação que torna-se cada vez mais evangélica e evangélicos que vivam na sã doutrina, retorne aos princípios do Evangelho que Jesus trouxe para o homem, para que assim, possamos ser verdadeiros seguidores de Cristo, e não apenas meros cristãos no meio de 40 milhões de evangélicos em nossa nação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...