Naqueles dias, adoeceu Ezequias de morte. Veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem tua casa, porque morrerás, e não viverás.
Então, ele virou seu rosto para a parede, e orou ao Senhor... disse o Senhor Deus : Eu ouvi tua oração e vi tuas lágrimas; eis que te sararei; ao terceiro dia, subirás à casa do Senhor. Acrescentarei a teus dias quinze anos...(II reis 20 1,2,5,6)
A palavra de Deus diz que oração do justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16). Quando o justo ora move a mão de Deus.
A palavra justo, quer dizer íntegro, uma pessoa justa é leal, reta, irrepreensível... O rei Ezequias era assim; Ezequias, quando assumiu o seu reinado não fez como seus antepassados, que agiram mal diante de Deus, eles foram idólatras, infiéis, irreverentes, chegaram ao ponto de levantarem postes ídolos, colocaram ídolos no templo do Senhor e extinguiram o culto ao Senhor Deus. Porém, Ezequias foi diferente quando assumiu o seu reinado, a primeira coisa que ele fez foi reparar a casa de Deus derrubando os postes ídolos, tirou os ídolos da casa de Deus e restaurou o culto ao Senhor Deus.
A palavra de Deus diz que Ezequias fez o que era reto ao Senhor conforme tudo quanto fez Davi seu pai; ele confiou no Senhor Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reinos de Judá. Ezequias se chegou ao Senhor e não deixou de seguí-lo, guardou os mandamentos que o Senhor dera a Moisés, e o Senhor Deus foi com ele, por onde quer que ia prosperava.
Mas, um dia, o rei Ezequias adoeceu gravemente, ele recebeu a notícia vinda da parte de Deus, através do profeta Isaías de que ele morreria, e Ezequias chorou muitíssimo, ele não queria morrer naquele momento e orou ao Senhor apelando pela sua justiça e falou com Deus dizendo: "Lembra Senhor de que andei diante de ti com retidão, com fidelidade e integridade de coração, e fiz o que era reto aos seus olhos." E diz o texto que o profeta Isaías ainda não tinha saído do pátio do palácio quando o Senhor Deus falou com ele e disse: "Volta e diz a Ezequias que ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas e, que eu o curarei, acrescentarei a ele mais quinze anos e o livrarei do rei da Assíria..."
Ezequias tinha crédito com Deus, o homem justo tem crédito com Deus, quando ele ora move a mão de Deus. Deus pode até ter um certo plano, mas, por causa do justo Ele até muda o seu plano naquele momento, como foi no caso de Ezequias.
Assim, como estes homens, temos que ser, temos que ser justos, isto é, íntegros, irrepreensíveis e fiéis a Deus, para que no momento em que clamarmos passamos mover a mão de Deus. A palavra de Deus diz que o pecado nos separa de Deus e impede que nossas orações sejam respondidas, a palavra de Deus diz assim: "Certamente que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido para que não possa ouvir. Mas as vossas iniquidades(pecado) fazem separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça."(Isaías 59.1,2)
A palavra de Deus diz que Ele abençoa o justo e o circunda do seu favor como de um escudo, isto é, ele o cerca com suas bênçãos e dádivas.(Salmos 5:12) Na palavra de Deus também diz: "Os justos clamam, e o Senhor os ouve; livra-os de todas as suas angústias."( Salmos 34:17)
Talvez, caro leitor, você não tem sido íntegro e fiel a Deus, mas está arrependido e quer as bênçãos do Senhor na sua vida, quer a resposta de suas orações, para isso basta voltar-se para Deus suplicando a sua misericórdia e perdão que Ele te atenderá, pois a palavra de Deus diz que um coração quebrantado e contrito o Senhor não despreza. O Senhor Jesus diz: "Aquele que vier a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." Busquemos pois, para a nossa vida a integridade e fidelidade à Deus, pois essa é a vontade de Deus. Agindo assim com certeza moveremos a mão de Deus a nosso favor, da salvação das almas e seremos vitoriosos em nome de Jesus.