A questão é essa: Em vez da oração ser o nosso último recurso, ela deve ser uma das nossas primeiras coisas a fazer insistentemente.Se você utiliza a Bíblia de Estudo Pentecostal, você encontra esse comentário de Lc 18.1, item nº 5: "Por causa de satanás e dos prazeres do mundo, muitos deixarão de ter uma vida de perseverante oração"."Por causa de satanás e dos prazeres do mundo"... Satanás faz tudo para o crente não orar... os prazeres do mundo também (a saber: as horas navegando na Internet, as horas assistindo TV... as horas trabalhando, as horas conversando...).Os prazeres do mundo exercem uma pressão tão forte quanto a de satanás para que nós não oremos... os prazeres do mundo...Fico imaginando, por exemplo, o quanto os aparelhos de telefone celular (um dos prazeres do mundo moderno) tem diminuído nossas orações. Quando não havia celular, uma mãe, preocupada com a hora da filha chegar em casa e a filha não chegava, ela entrava no seu quarto e fazia oração, pedindo para Deus trazer a filha de volta em segurança... agora, basta a mãe discar pro telefone celular da filha e perguntar: "Filhinha, aonde você está? Está tudo bem? Você vai demorar?"É preciso muito cuidado, porque tanto satanás como os prazeres do mundo nos afastam da oração.E como temos andado afastados da oração!
Na Bíblia, em Atos 2, os crentes oraram 10 dias; a seguir, Pedro pregou 10 minutos e 3 mil pessoas foram salvas. Hoje, as igrejas oram 10 minutos, pregam 10 dias, e três pessoas são salvas.
Mas o Senhor responde à oração!Deus quer que nós recorramos à Ele continuamente com todas as nossas necessidades...
Um dos versos mais curtos da Bíblia, 1Ts 5:17, diz: "Orem sempre" (sem cessar).E temos este verso de Fp 4.6: "Não estejais inquietos por coisa alguma (não se aflijam com nada); antes (ou, ao invés disso) as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração" (orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês).
Cyril J. Barber escreveu um livro sobre liderança cristã baseado no livro de Neemias, e num dos capítulos, lemos: "Nossas orações diárias diminuem nossas preocupações diárias".Nosso dever é orar sempre, e isto inclui os dias em que estamos preocupados, aflitos, queixosos, mau humorados, tristes...
John Bunyan, autor do livro "O Peregrino", dizia que "as melhores orações tem muitas vezes mais gemidos que palavras".Conclusão por isso, irmão, irmã, você não há que esperar. É sempre tempo de orar.A ORAÇÃO DEVE SER A SUA PRIMEIRA REAÇÃO, EM VEZ DE SER O SEU ÚLTIMO RECURSO.