Uma das parábolas contadas por Jesus foi sobre "o dever de orar sempre e nunca desfalecer" (Lc 18.1). "Orar sempre".
Você pode localizar Lc 18? ...Jesus conta que havia numa cidade um juiz, homem muito mau, que fazia pouco caso de todos. Uma viúva daquela cidade vinha freqüentemente suplicar justiça contra um homem que lhe havia causado prejuízos. O juiz não fez caso dela durante algum tempo, mas no fim ela o deixou nervoso, a ponto dele dizer a si mesmo, isto: "Eu não tenho medo de Deus nem dos homens, porém, esta mulher está me incomodando. Vou fazer com que ela receba justiça, pois está me cansando com as suas queixas constantes!"
No v.6, Jesus concluiu a história dizendo aos discípulos: "Se até mesmo um juiz mau pode ser vencido como aquele foi, vocês não acham que Deus sem falta fará justiça ao seu povo, que Lhe suplica dia e noite?" Jesus então afirmou: "Sim! Deus responderá depressa".
A questão é essa: Em vez da oração ser o nosso último recurso, ela dever ser uma das nossas primeiras coisas a fazer insistentemente.
Se você utiliza a Bíblia de Estudo Pentecostal, você encontra esse comentário de Lc 18.1, item nº 5: "Por causa de Satanás e dos prazeres do mundo, muitos deixarão de ter uma vida de perseverante oração".
"Por causa de Satanás e dos prazeres do mundo"... Satanás faz tudo para o crente não orar... os prazeres do mundo também (a saber: as horas navegando na Internet, as horas assistindo TV... as horas trabalhando, as horas conversando...).
Os prazeres do mundo exercem uma pressão tão forte quanto a de Satanás para que nós não oremos... os prazeres do mundo...
Fico imaginando, por exemplo, o quanto os aparelhos de telefone celular (um dos prazeres do mundo moderno) tem diminuído nossas orações. Quando não havia celular, uma mãe, preocupada com a hora da filha chegar em casa e a filha não chegava, ela entrava no seu quarto e fazia oração, pedindo a Deus trazer a filha de volta em segurança... agora, basta a mãe discar pro telefone celular da filha e perguntar: "Filhinha, aonde você está? Está tudo bem? Você vai demorar?"