quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Paulo, um homem de oração

Quando pesquisamos as biografias de Paulo, vemos um encantamento natural e compreensível pelo extraordinário missionário que foi e pelo excepcional teólogo que definiu os rumos doutrinários da fé cristã. Todavia, os admiradores do grande apóstolo esquecem ou omitem a terceira característica, que na verdade é a de maior importância: o homem de oração! Se Paulo não tivesse sido fundamentalmente o apóstolo que orou sempre, não teria sido o maravilhoso missionário que foi nem o pensador que até hoje encanta e deixa perplexos milhares de biógrafos e pensadores cristãos.
                        Por isso, vamos nos ater exclusivamente ao Novo Testamento, Atos e Cartas, já que, bibliograficamente, pesquisando mais de 60 obras sobre ele, praticamente seus autores o desconhecem como o homem que andou de joelhos (Exceção a Godon D. Fee  em “Paulo, o Espírito e o Povo de Deus”).
                        A. O Que Nos Revelam as Cartas – O Novo Testamento contém tanto cartas literalmente paulinas como deutero-paulinas, ou seja, cartas escritas por ele e cartas inspiradas nele, sendo que estas últimas procuraram atualizar seu pensamento em momentos posteriores à sua morte. Ao todo são 13 cartas.
                        ROMANOS
                        1:8  -  Ele dá graças pelo testemunho da fé dos cristãos romanos em todo o mundo.
                        1:9 -10   -  Paulo diz que faz incessantemente menção dos cristãos de Roma em suas orações, e expressa seu desejo de visitá-los. Para isso, suplica ao  Senhor a fim de que essa oportunidade aconteça.
                        8:26-27  -  Ele mostra o Espírito Santo como aquele que está conosco em nossa fraqueza. Afirma, por experiência pessoal, que não sabemos como orar  como convém e que o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Diz ainda que Deus sonda os corações e que é segundo a Sua vontade que o Espírito intercede  pelos santos.
                        8:34     -   Ensina que o Cristo ressuscitado, que está à direita de Deus, intercede por nós.
                        10:1  -  Com relação aos judeus afirma que a boa vontade do seu coração e a suasúplica é para que sejam salvos.
                        12:12  -  Mostra a importância de se perseverar na oração.
                        15:30  -  Convoca os irmãos romanos, por Jesus e pelo amor ao Espírito para que LUTEM juntamente com ele nas orações a Deus a seu favor. Ele tinha problemas com os rebeldes da Judéia e com o que se pensava negativamente dele em Jerusalém.
                        1 CORÍNTIOS
                        1:4  -  Ele diz que sempre dá graças a Deus a respeito dos cristãos de Corinto.
                        7:5  -  Ao dar orientações sobre o casamento, diz da importância dos casais darem-se mutuamente, separando algum tempo para a dedicação à oração.
                        14:13-15  -  Nestes três versos onde ensina acerca do delicado assunto das línguas estranhas o verbo orar aparece 5 vezes. Ele enfoca o equilíbrio de se orar com o espírito e com a mente.
                        2 CORÍNTIOS
                        1:11  -  Paulo faz menção, logo no início desta segunda carta, à ajuda que ele e Timóteo receberam através das orações  da igreja.
                        9:14   -  Refere-se às orações dos cristãos pobres da Judéia que, em função da solidariedade na carência, oraram ao Senhor com grande afeto, por causa da superabundante graça de Deus entre os coríntios cristãos. Superabundância da graça por terem para repartir e pelo ato de repartir, em si.
                        13:7   -  Diante de algumas tensões Paulo diz que ele e Timóteo estão orando pela igreja em Corinto.
                        GÁLATAS
                        Curiosamente, na carta aos gálatas, encontramos apenas uma referência à oração. Explica-se: esta carta é conhecida como o escrito “irritado” de Paulo. Ele está perplexo com a fraqueza espiritual daquelas igrejas que se deixaram seduzir rapidamente por ensinos distorcidos. É um texto de defesa da fé, tem o que chamamos de “caráter apologético”. Em 3:1 temos uma noção da sua irritação: “O gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado ?
                        4:6- Diz que os gálatas são filhos de um Deus que enviou aos seus corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!

EFÉSIOS
                        Para compensar a ausência de oração na carta aos gálatas, nesta encontramos três: 1:13-14, 1:15-23  e  3:14-21
                        1:3-14  -  Nesta carta circular às igrejas da Ásia menor, encontramos de saída uma excepcional oração-hino de influência paulina. Ela começa com um bendito, berakah do antigo testamento. É uma das orações mais lindas e profundas do Novo Testamento.
                        1:16  -  Neste verso a ênfase está na incessante ação de graças pelas igrejas nas suasorações. O texto faz parte da segunda oração desta carta (1:15-23).
                        3:14  -  Nesta terceira oração da carta, o texto diz em  seu início: “por esta causa me ponho de joelhos”.
                        6:18  -  Ao refletir sobre a armadura de Deus, a orientação para lidar com o capacete da salvação que é a palavra de Deus, vem carregada da força da oração: “com toda oração e súplica,orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”.
                        FILIPENSES
                        1:4- As recordações que Paulo tem dos Filipenses leva-o a fazer sempre, com alegria, súplicas por todos , em todas as suas orações.
                        1:9  -  Aqui ele ora para que o amor dos Filipenses aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção.
                        1:19  -  Paulo está preso e diz neste verso, que tem certeza de que pela súplica dos Filipenses e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, será liberto.
                        4:6  -  No célebre ensino sobre a ansiedade ele diz que tudo chegue ao conhecimento de Deus pelas petições, súplicas, orações com ações de graças.
                        COLOSSENSES
                        1:3- O verso começa com a oração de ação de graças quando a comunidade de Colossos se torna objeto das orações de Paulo.
                        1:9- Aqui, Paulo afirma que desde o dia em que ouviram o relatório de Epafras, não cessaram mais de orar pelos colossenses, para pedir que eles transbordassem do pleno conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e entendimento espiritual.
                        4:2   -  Neste verso Paulo estimula os irmãos a que perseverem na oração com uma acentuação diferente da de Romanos: com ações de graça.
                        4:3    -   Como em Romanos e Corinto, realça o valor das súplicas  da igreja por eles para alguns objetivos definidos: para que Deus lhes abra a porta à palavra; e para falar do mistério de Cristo, pelo qual está algemado.
                        4:12  -  Nesta saudação faz referência a Epafras como alguém que se esforça sobremaneira continuamente, por eles nas orações, para que permaneçam perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de  Deus.
                        1 TESSALONICENSES
                        1:2-3- São dois versos lindíssimos de testemunho de uma igreja segura, apesar de nova, bem mais firme do que as dos gálatas. Paulo afirma que dá sempre graças a Deus por todos, mencionando-os nas orações, e sem cessar, fazem recordação da igreja por três coisas: a fé operosa e prática, o amor abnegado  e a esperança sólida em Jesus Cristo.
                        3:10- Sabendo ser esta igreja ainda bem nova, Paulo diz neste texto que está orandonoite e dia com máximo empenho para ver os irmãos pessoalmente e reparar algumas deficiências de sua doutrina.
                        3:11-13- Aqui Paulo faz uma belíssima e carinhosa oração pelos tessalonicenses.
                        5:17,18- No verso 17 temos a exortação clássica para que se ore sem cessar.  E no verso 18, para que se dê graças por tudo.
                        2 TESSALONICENSES
                        1:3-12    –  Aqui temos uma oração de ação de graças com 10 versículos
                        2:13-17  -  E aqui, temos uma outra com 5 versículos.
                        3:1  -   Novamente um outro pedido de oração, desta feita pelo trio missionário: Paulo, Silvano (Silas) e Timóteo. Objetivo: para que a palavra de Deus se propague e seja glorificada.
                        1 TIMÓTEO
                        1:12   -   Paulo diz que é grato àquele que o fortaleceu: Cristo Jesus, nosso Senhor.
                        2:1- Exorta a que se faça a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens.
                        2:8 -    Exorta a que todos os varões orem em  todo lugar levantando as mãos santas
                        4:4-5 -  Ensina que tudo o que Deus criou é bom e, recebido com ações de graças,nada é recusável, porque é santificado tanto pela palavra de Deus como pela oração
5:5   -  Referencia a viúva íntegra como aquela que  espera   em   Deus e  persevera   em
súplicas e orações.
                        2 TIMÓTEO
                        1:3 -  Paulo da graças a Deus , a quem serve de consciência pura, porque sem cessar se lembra de Timóteo em suas orações.
                        TITO
                        Nesta carta não há referências a orações.
                        FILEMON
                        4- Paulo dá graças porque se lembra sempre de Filemon em suas orações.
                        22 – Paulo também espera ser restituído, pelo investimento feito em Onésimo, pelasorações de Filemon.
                        B. O Que Nos Revelam Os Atos dos Apóstolos
                        9:11  -  Depois da conversão de Saulo, Deus manda o discípulo Ananias visitá-lo, diz onde ele está hospedado e dá um indicativo maravilhoso: “pois ele está orando”.
                        14:23- Em Antioquia, depois de promover a eleição de presbíteros, Paulo ora com jejuns por eles e os entrega ao Senhor.
                        16:13-16   -  Juntamente com Timóteo, em Filipos, vai a  um lugar junto do rio onde havia um lugar de oração. Nesse lugar de oração cura uma jovem possessa.
                        16:25  -   Quando são presos e açoitados, por volta da meia-noite, Paulo e Silas oram e cantam louvores a Deus.
                        20:36  -  Em Mileto ora ajoelhado com os presbíteros da igreja.
                        21:5 – Em Tiro, ora ajoelhado na praia com os discípulos e suas famílias.
                        22:17  -  Em Jerusalém ora no Templo experimentando um êxtase.
                        27:29  -  Em meio à maior tempestade, após 14 noites de viagem, todos com receio que o navio se despedaçasse nos rochedos, Paulo  os conduziu à oração para que amanhecesse logo o dia.
                        28:8- Na ilha de Malta, impôs as mãos e orou pelo pai de Públio, homem principal daquele lugar, curando-o.
                        CONCLUSÃO - Nosso interesse em refletir sobre esse lado desconhecido dos estudos sobre Paulo não é para que isso seja mais um conhecimento que tenhamos adquirido. Queremos que seu exemplo nos inspire e nos comprometa à vida de oração onde estamos. O missionário e o teólogo foram excelentes, mas a excelência por excelência, está no “orante de Deus”, o homem que pôs o Senhor humildemente à sua frente através de sua dependência dele em oração…ajoelhado. “Sua vida foi devotada à oração, e seu relacionamento com seus convertidos era sustentado principalmente por meio de ação de graças e oração”(Gordon D. Fee)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...